terça-feira, 18 de março de 2008

Billie Holiday em Strange Fruit


YouTube - Billie Holiday - Strange Fruit
Nesse vídeo, onde Billie Holiday interpreta "Strange Fruit", nota-se a incrível dor da diva do jazz, chamada de "Lady Day", por Lester Young. Numa referência aos assassinatos de negros, nos Estados Unidos, àquela época, essa música fala do horror de vê-los pendurados, enforcados nas árvores. São as estranhas frutas penduradas. Billie canta sofrida, porque também é vítima do preconceito racial.
Quando cantava com Count Basie, de 1936 a 38, numa de suas tournés, um empresário achou sua pele branca demais e a obrigou a pintar seu rosto com graxa de sapato. Uma humilhação não superada, que a fez voltar à Nova York, onde então começa a cantar no "Café Society", onde sua fama começa a crescer.
Uma vida de grandes atribulações. Billie foi parar na cadeia muitas vezes. No começo por prostituição e depois pelo uso de heroína, o que a levava também para os hospitais, outras tantas.
Mas, durante seu tempo de vida, (Billie morreu em 17 de julho de 1959), ela foi considerada pelos músicos como a maior cantora de jazz. Em janeiro de 1937, entra em estúdio com Lester Young, pela primeira vez e, com ele, grava mais de cinquenta canções, no decorrer de quatro anos. Eram verdadeiras jóias do jazz e alguém escreveu que nesse dia "Surgiu uma nova forma de poesia amorosa entre a voz humana o instrumento musical". Acho que essa é a frase mais certeira e absoluta, porque é uma voz incomparável, que se mistura à sua emoção e que nos faz emocionar diante da fragilidade e da grandeza, tudo ao mesmo tempo.
Esse vídeo mostra bem isso. Embora esteja um pouco tremido na qualidade, é Billie quem nos faz tremer diante daquela interpretação, daquela maneira própria de cantar a sua realidade e sua tristeza em relação à vida que estava fadada a viver. É simplesmente demais!

Um comentário:

  1. SOLANGE PARABÉNS PELA POSTAGEM SOBRE LADY DAY. EU SOU FÂ INCONDICIONAL E PRINCIPALMENTE DE STRANGE FRUITS. ALVINO BASTOS

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails