sexta-feira, 6 de junho de 2008

Toulouse Lautrec, o Pintor


Toulouse Lautrec é um dos meus pintores favoritos, por sua modernidade, por se dar a liberdade de expressar toda a sua angústia, alegria e desejos através das telas e das tintas. Ele caprichava nos traços com linhas livres e onduladas, com cores intensas e movimento. Ele nasceu em Albi, na França, em 24 de novembro de 1864.


Depois que sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo e um ano depois o fêmur direito, Toulouse resolveu pintar. Formou-se, mas a pintura era o seu chamamento e ele vai para Monmartre, onde começa a frequentar os teatros e cabarés, suas fontes de inspiração para inúmeros quadros e retratos de mulheres.


Dedicou-se à litografia, em 1892, e chegou a produzir mais 300 obras do gênero. A partir daí, sua condição física e mental começou a se deteriorar e Lautrec passa a beber mais ainda. Chegou a ser internado, mas voltou ao vício e, em 9 de setembro de 1901, ele morre em Gironde. O reconhecimento de sua obra só veio depois de sua morte. Isso parece que é uma constante com os artístas, né não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails