sábado, 26 de janeiro de 2008

O Rei mandou e eu caio na folia!

O Carnaval! Ah, o carnaval!!! Tem anos que passo o meu aqui em Friburgo. Ô festa! Há os que a detestam, mas aqui ela criou novo fôlego. Nos anos 70 e 80, o carnaval de Friburgo era considerado o melhor de todo o Estado do Rio, com bailes em vários clubes da cidade e muitos bloquinhos de rua, blocos de sujo, cada um tocando sua canção e você seguia com eles, ou parava e apreciava. Quando os clubes desistiram de fazer seus bailes, a cidade também desistiu de fazer a sua farra e seguiram-se carnavais sem batuques, sem graça, esbanjando tédio.

Agora, de uns quatro anos pra cá, esse fôlego foi retomado e o Mômo se encontrou novamente com seus súditos e muitos blocos se formaram, com bandas compostas por excelentes músicos, com seus instrumentos de sopro, fazendo uma multidão seguí-los cantando antigas marchinhas. E eu vou naquela marcha lenta, dando tudo de mim em cada música que conheço bem. O máximo! Faz-me lembrar o quanto se pode ser alegre nesses dias.

E eu sigo atrás do bloco "de 9 a 90", sem me preocupar, sem me cansar, sem me estressar. A banda segue tocando pelas ruas da cidade, dando suas paradas para o descanso, matar a sede, jogar uma conversa fora, dar uma paquerada mais atenta e, daqui a pouco, soam os trombones, pistons, saxes e tambores anunciando que é preciso seguir de novo o caminho da marchinha cantarolada. Ai que bom! Muito bom!

Na sexta-feira, o primeiro bloco a sair é o "Maluco Beleza", que tem como componentes os internos da Clínica Psiquiátrica Santa Lúcia, uma forma que os médicos encontraram de integrá-los à sociedade e todos os anos eles fazem a abertura do carnaval da cidade. É muito comovente ver a alegria deles. A integração é perfeita. Os médicos os acompanham e se divertem ao mesmo tempo. Mas, o melhor mesmo é saber que o carnaval não perdeu seu prazo de validade e que muitos ainda conseguem se divertir nessa festa democrática, onde todos fazem parte do mesmo cenário, da mesma alegria, do mesmo espetáculo, mesmo que seja bem pequenininho, mas é o seu espetáculo.

4 comentários:

  1. Querida amiga!!! que maravilha ver vc produzindo!!!!!!o texto tá ótimo e sugiro que todo dia seja colocado um texto novo,com temas diversos. O seu olhar sobre o cotidiano! PARABÉNS AMADA AMIGA!
    NAMASTÊ!
    BJS
    jô a. ramos

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Sosô!
    Até me inspirou para uma reflexão.
    Se me permite, vou postar no seu blog, afinal, você é a musa inspiradora.
    Beijins, Lilian

    ResponderExcluir
  3. Carnaval é isso mesmo, o povo na rua cantando, dançando e brincando. Primeiro se usava a pergunta: "Onde vai Brincar o Carnaval?". As pessoas se fantasiavam e encarnavam os personagens. Depois, inventaram os clubes, onde mais parecia adestramento de cavalos; pulavam em círculos e a pergunta era: "Onde vai Pular o Carnaval?". Aí, inventaram o sambródomo, a impressão que dava é que o carnaval só existia alí e só durava 3 dias e era só para quem tinha dinheiro. A pergunta era "Em que Escola vai Desfilar no Carnaval". Agora, os blocos voltaram para as ruas, de graça, pro povo cantar, dançar, rodar, desfilar e brincar.
    Seja bem-vindo Sr Carnaval!
    beijins, Lilian

    ResponderExcluir
  4. É bom ve-la em atividade. Fico muito feliz, seus textos estão ótimos dignos de uma ótima reporter que
    você é.
    Beijão.

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails