Os trabalhadores de enfermagem estão reivindicando a diminuição da carga horária para 30 horas semanais, inclusive há um abaixo-assinado no site http://www.enfermagem30horas.org/ que fala sobre a importância da participação não só dos profissionais da área, mas de toda da população.
Segundo estudos científicos feitos pela psicóloga Célia Braga, que reside na França, sobre a "Psicologia de Riscos", esses profissionais enfrentam grandes problemas por conta da longa jornada de trabalho. Segundo ela, a enfermagem é a quarta profissão mais atingida pelo stress, por conta da sobrecarga e da responsabilidade que esse tipo trabalho impõe. Na França, os hospitais estão contratando enfermeiros vindos da Espanha, diz Célia, por falta de pessoal, já que os enfermeiros franceses não aceitam sobrecarga de trabalho.
Com a carga horária diminuída para 30 horas semanais, os locais que lidam com a saúde ficarão mais humanizados, acredita. Isso já acontece em vários países do mundo e foi estipulada por lei, visando a integridade desses profissionais. O apoio psicológico a eles é também muito importante, já que lidam com uma série de problemas como: doenças, mortes, entre outros. Além de melhores condições de trabalho nesses ambientes, o que se espera é a sensibilização das autoridades para esse esforço e para a reivindicação justa da diminuição da carga horária, para que os enfermeiros trabalhem em sua melhor forma.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuero agradecer em nome dos profissionais de saude, a jornalista Solange de Paula que gentilmente se mostrou sensibilizada à causa dos enfermeiros e nos oferece grande ajuda dentro de seu trabalho.
ResponderExcluirQuero te deixar a frase de uma musica para voce
" se todos fossem iguais à voce,que bom seria viver", pois sei que voce além de um grande ser humano,jornalista é uma excelente cantora também, e sou fã.
Merci