domingo, 20 de janeiro de 2013

São Sebastião de força e coragem

                                       São Sebastião, por Sandro Botticelli

Essa imagem de São Sebastião foi pintada pelo artista Sandro Botticelli, em 1473. Aliás, vários artistas o fizeram, por ser tão significativa em seu martírio. São Sebastião tem uma história de luta pela fé e, por conta disso, foi condenado à morte pelo imperador Diocleciano, por meio de flexas. Seu corpo foi jogado no rio e, mesmo assim, sobreviveu, graças a Irene (Santa Irene) que o socorreu. No entanto, logo assim que ficou curado, São Sebastião se apresentou a Diocleciano, que o condenou de novo à morte, dessa vez através do açoite, no dia 20 de janeiro de 288. Ele teve seu corpo jogado no esgoto público de Roma e encontrado por Luciana (Santa Luciana), que o limpou e o sepultou.
São Sebastião é cultuado desde o século IV. Na Umbanda, pelo sincretismo, ele é Oxossi, o orixá das florestas. Teve sua história contada através do cinema e da literatura e seu dia é comemorado em várias cidades do Brasil e de Portugal.
Minha avó, que era uma super devota, me dizia que ele protege das catástrofes. Desde que soube disso, passei a reverenciá-lo e hoje quero saudá-lo por sua força e coragem. Salve São Sebastião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails