segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Quê Significa a Palavra Páscoa?


Estava procurando e achei o significado da palavra "Páscoa" e a quem possa interessar, lá vai:

A Páscoa é um evento original da cultura hebraica. Na época pré-mosaica, aquela anterior a Moisés, a Páscoa era a festa da primavera do antigo povo hebreu. Mais tarde se tornou, também, a festa que comemorava a fuga dos hebreus do Egito, conhecido como o êxodo hebreu. As religiões cristãs atribuem a Páscoa ao tempo da ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte. A palavra ‘páscoa’, vem do latim, ‘pascha’. A festa judaica chama-se, em hebraico, ‘pessach’.
sf.
  1  Rel.  Festa anual cristã comemorativa da ressurreição de Cristo.
  2  Rel.  Festa anual judaica comemorativa da fuga dos hebreus do Egito. [Nas acp. 2 e 3 inicial maiúsc.]
  3  Rel.  Festa da primavera do antigo povo hebreu, na época pré-mosaica.
  4  Participação coletiva no ato pascal (a páscoa dos militares).
 [F.: Do lat. pascha]

Legal, né não, uma vez que a data só faz lembrar feriado e chocolate, mas sem um entendimento maior da palavra e do significado da data. A definição acima é do Dicionário Aulete.
Os ovos de páscoa significam o começo de vida e, como todos nós precisamos ter muitos recomeços, dar, ganhar e comer as delícias de chocolate distribuídas nesse dia é fundamental e vale dizer que a gente pode e deve comê-los sem culpa (rs), pra depois não ficar se sentindo culpada por não mandar ver e não ver a vida mudada do jeito que dizem que vai rolar. Li uma vez que o chocolate só entrou em campo, quando a industria de chocolate foi alavancada na Inglaterra, em 1830, o que substituiu os ovos pintados. Santa Inglaterra!!! Daria um Oscar pela invenção! Imagina ganhar um ovo de galinha pintado lindamente, que nem para fritar serve, porque não se come obra de arte, né não? Afffffffffff!
Salve o ovo de chocolate! Salve o coelhinho! Salve o verde! E salve-se quem puder da mira das guloseimas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails