Jô A. Ramos |
PF - O que te estimulou a querer editar o "Vista Carnaval -Pernambuco"?
JR - A idéia de fazer um livro contando a história do Carnaval de Recife e Olinda veio da ausência desse tipo de informação para o público. Além disso, estarei falando da cidade onde nasci, Recife. É uma forma de dialogar com o meu passado. Tenho lembranças vagas da minha infância e uma delas é sobre este período do ano tão comemorado no Brasil. O livro terá textos com tradução em inglês e espanhol e será um livro com muitas fotos, contando a história do Carnaval, de sua criação nessas cidades. Pretendo contribuir para a discussão dos aspectos culturais e para tanto serão abordados os aspectos históricos da cultura e cidadania. Este é o primeiro de uma série sobre o Carnaval no Brasil. Os próximos serão sobre a Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão.
PF - Quanto tempo levou até que o MINC-PRONAC habilitasse seu projeto e o que foi preciso fazer? Pergunto isso, porque muita gente não tem idéia de como conseguir incentivo pela Lei Rouanet, para projetos de Arte e Cultura, como é o seu caso.
JR - Apresentei o projeto em março, foi aprovado em agosto e no dia 8 de setembro foi publicado no Diário Oficial da União para captação. É, ainda, muito difícil fazer com que os empresários invistam na cultura, acho que é uma questão cultural atrasada e colonial que teremos que resolver a longo prazo. Mas, alguns avanços já estão ocorrendo.
PF - Você agora está em processo de captação de recursos e de parceiros, para colocar o livro no mercado. Como é isso? De quanto é o investimento para seu projeto? Qual será o formato do livro?
JR - Estou na fase da captação, buscando recursos e enviando o projeto para empresas. O livro tem uma tiragem inicial de 3 mil exemplares e o valor aprovado pelo MINC para captação é de R$ 282.931,00. O formato aberto é de 58x28 cm, com 294 páginas, 4 cores em papel couchê. É um livro de arte.
PF - Você tem previsão para o lançamento do "Vista Carnaval - Pernambuco"?
JR - A previsão para o lançamento é janeiro de 2012 e estou muito feliz em realizar este projeto, que é um resgate da história da minha infância e do carnaval pernambuco.
Jô A. Ramos é Jornalista, Pós Graduada em Sociologia Urbana e Licenciatura em Letras. Trabalhou com várias Editoras no lançamento de livros nas áreas de biografia, história e arte. Criou as Revistas Búzios Legal e Lapa legal. Criou o evento Funk Mund com artistas brasileiros, americanos e alemães. Criou e dirigiu a Oficina de poesia"Tardes Poéticas". para jovens de comunidades do Rio de Janeiro. Assessora de imprensa dos filmes: Pedro Mico e Deu no New York Times e do espetáculo americano “ Ain’t Misbehavin". Jornalista responsável pelo house órgan da Cosigua-Gerdau, Revista Bairro Peixoto, Revista Lapa Legal e Revista Búzios legal. Criou o Projeto – Mulheres Brasileiras – Documentário para TV e Cinema. Produtora Executiva do filme-O Dossiê. Diretora e Roteirista do documentário Museu Casa de Rui Barbosa.
Maiores informações : zlassessorias@gmail.com e 21 9968-8114. O site:http://zlcomunicacao8.
Sô querida, adorei o post. Luz para você amiga. Obrigada pela força. Bjs
ResponderExcluirMais um grande projeto da minha querida mãe. Orgulho dela e de tudo o que ela faz pela cultura do meu país.
ResponderExcluir