sexta-feira, 28 de março de 2008

Andy Warhol, ícone da Pop Art

Vídeo: O Que é a Pop Art ? - História & Sociedade - WeShow (Edição Brasil)

Andy Warhol foi o mais controvertido e conhecido artista da Pop Art. Em sua obra mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem, em detrimento do trabalho manual. Começou sua carreira fazendo ilustrações para anúncios publicitários, para depois iniciar-se na Pop Art, onde destacava a impessoalidade dos objetos produzidos em massa, para consumo, como: garrafas de Coca-Cola, lata de sopa Campbell, automóveis, crucifixos, dinheiro...Entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias e as representou nas imagens de Elvis Presley, Marilyn Monroe, Jacqueline Kennedy, John Lennon, Mao Tsé Tung, Che Guevara, entre outros renomados.
Na década de 60, Warhol começou a fazer filmes, com os amigos que frequentavam seu atelier, em Nova York: "Sleep" e "Kiss", em 1963 e "The Andy Warhol Story", em 1967, fonte de inspiração para os atuais videoclipes de MTV.
Ele financiou e foi mentor intelectual a banda The Velvet Underground; foi também incentivador do trabalho de outros artistas. Warhol é o autor da frase "Um dia todos terão direito a 15 minutos de fama", dita enquanto comentava sobre suas obras baseadas em acidentes automobilísticos. Andy Warhol morreu em 22 de fevereiro de 1987 , em Nova York, depois de operar a vesícula biliar.
O movimento Pop Art tem suas raízes no Dadaísmo, de Marcel Duchamp. Na década de 50, alguns artistas estudavam símbolos e produtos do mundo da propaganda, nos Estados Unidos, assunto que acabou virando tema das obras daquela turma, que tinha como principal objetivo, ironizar e criticar a massificação dos objetos de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails