segunda-feira, 17 de março de 2008

Bossa Nova em 50 Anos


A Bossa Nova é um gênero musical tipicamente carioca. Ô Música maravilhosa e está completando seus 50 anos. Desde que me entendo por gente a ouço. Sou louca por Bossa Nova. É uma música envolvente, com um ritmo que faz você entrar no cenário que é a Zona Sul. Todas as canções, alegres ou tristes, remetem a uma coisa boa que está dentro de você, mas não se sabe explicar o quê. Pode ser o mar, pode ser a gente que passeia pela praia, o pôr do sol, o barquinho, o amor, o namoro. É tudo!

A batida da Bossa Nova caiu no gosto daqueles que buscavam um ritmo mais swingado (influência certa do jazz), que saísse do samba quadrado e que refletisse o sentimento daquela geração. Está claro que a Bossa Nova fala o "carioquez", tem o seu sotaque chiado e a silhueta das montanhas cravadas no mar. É só fechar os olhos quando a ouve, que lá vem Ipanema, Copacabana, Leblon...traçando seus contornos.

Num ligeiro panorama desse movimento, a primeira canção a ser gravada foi "Canção do Amor Demais", de Tom e Vinícius, em 58, por Elizeth Cardoso que teve o auxilio luxuoso do violão de João Gilberto, com sua batida inovadora e que encantou a todos. João Gilberto virou guru dos músicos e sua presença era sempre imprescindível em festas, bares ou boates. Nesse mesmo ano, ele gravou em 78 rpm "Bim Bom" e "Chega de Saudade".

O Brasil vivia um período de efervescência cultural, naquele época. Na literatura, o "Concretismo Pictórico", no cinema, o "Cinema Novo", nas artes plásticas, o "Movimento Neo-Concreto". Na música, a Bossa Nova também tem o seu papel relevante e foi o berço de Dolores Duran, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Johnny Alf, que era admirado pelos músicos, por sua maneira diferente de cantar e tocar.

Nasceram também grande compositores como Tom Jobim, Custódio Mesquita, João Donato, Antonio Maria, Vinícius de Moraes, Oscar Castro Neves, Baden Powel, entre muitos outros. Além disso, as canções davam margem para grandes interpretes como Lúcio Mauro, Dick Farney, Os Cariocas, Marisa Gata Mansa, Maysa, Nara Leão, Wanda Sá, e por aí vai.

Essa música encanta pelo mundo a fora. No Japão, Estados Unidos, Europa, Rússia, nossos "bossanovistas" têm muito prestígio. Wanda Sá e Roberto Menescal, por exemplo, estão sempre em tourné por esses lugares e são ovacionados e muito queridos. Agora, esse ano, a justa homenagem àqueles que acreditaram na excelência dessa música, que ainda mantém o seu frescor e que, através de sua batida diferente, faz muita gente suspirar com sua composições , que imortalizaram o amor, a alegria e a sofisticação da simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails