terça-feira, 22 de novembro de 2011
Séraphine de Senlis, A Artista Naife
Procurava por filmes sobre artistas plásticos e tive a grata surpresa de encontrar "Séraphine de Senlis", (2009), que conta a vida dessa artista plástica francesa (1864-1942), descoberta pelo colecionador, galerista e crítico de arte alemão Wilhelm Uhde, em 1912, quando ela tinha 48 anos.
Séraphine sofria de psicose crônica e descobriu na pintura a sua maneira de expressar. Trabalhava como faxineira para Uhde (primeiro comprador de Picasso), até que ficou fascinado quando viu o primeiro quadro de Séraphine, que tinha uma linguagem própria, com cores que ela guardava em segredo como as conseguia.
Esse filme é verdadeiramente comovente. Foi dirigido pelo francês Martin Provost e a atriz Yolande Moreau interpreta magnificamente Séraphine, reconstruindo a história dessa artista que cantava enquanto pintava no chão, à luz de velas. Não quero revelar muito. Sei que muitos já devem ter visto o filme, mas eu não pude resistir em falar dela, que buscava na natureza, no vento, a sua inspiração. É preciso conhecê-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário