terça-feira, 22 de abril de 2008

Fotografias e Embrólios em Paris

Paris sempre foi uma cidade atraente. Todo mundo tem vontade de conhecê-la e, por sua história de grandes batalhas, seu povo é muito bem considerado mundo a fora. Mas, uma exposição está causando náuseas em alguns políticos e público em geral. Trata-se de uma mostra de 270 fotografias coloridas, que foram tiradas no período da Segunda Guerra Mundial, pelo fotógrafo André Zucca, que morreu em 1973. Detalhe, àquela época não se podia fotografar nas ruas daquela cidade.
Causa da polêmica e do embrólio: as fotos foram autorizadas pela revista Signal, que fazia propaganda nazista, para qual trabalhava Zucca. Segundo alguns políticos as fotos são de vomitar, pois mostram uma Paris feliz e tranquila, em meio à grande repressão alemã naquela cidade. Foram retratadas famílias nas coridas de cavalo, pessoas fazendo compras, ou tomando sol às margens do Sena.
O vice-prefeito e secretário de cultura de Paris, Christophe Girad, chegou a sugerir que a exposição fosse fechada, casos os organizadores não contrabalancem aquelas imagens alegres. Mesmo assim, a mostra está atraindo milhares de parisienses à Biblioteca Histórica Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails