sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem tem medo da fotografia?

O quê seria da história se não houvesse o registro da imagem revelando parte dela? Quem deve temer a imagem registrada? Imagino que seja principalmente aqueles que vivem situações escusas ou que fazem algo por baixo dos panos. Esses sim devem se esconder do click, do lugar, do momento, para que não deixem a descoberto uma suposta segunda intenção.
A história é um fato que está se construindo bem a nossa frente, no presente, e que, em não havendo um profissional por trás dela para digerí-la e registrá-la como: um fotógrafo, um jornalista, um historiador ou sociólogo (falo de gente séria com capacidade de análise), tudo poderia ser considerado como um grande boato, ou algo que alguém, não sei onde, disse ou fez.
A fotografia é uma das mais importantes transcrições do dia-a-dia da humanidade desde que foi inventada e não conheceríamos a história da vida como ela é não fossem as imagens capturadas até hoje. Como seria não saber como era a imagem Leila Diniz ou Chico Buarque? Ou não saber como foi o pai, a família, a praça, o carro de tal época? Tudo isso pode ser visitado através da fotografia em qualquer tempo. Ela também tem o importante papel de denunciar destruições, pobrezas, belezas, alegrias e tristezas. Sebastião Salgado que o diga! A moda é uma profissão que se baseia muito na fotografia, para estudá-la, copiá-la ou reinventá-la. A fotografia é o que é e o que há. Nada mais, nada menos. Transmite emoções e transgride o "status quo", quando o olhar por traz da lente encontra esse enfoque. Ela não inventa. Registra e ponto!
A fotografia serve de amparo para aqueles que sentem saudade de algo ou de alguém. Ela faz o passado vir para o presente e deve ser guardada para futuro, como registro histórico de um momento vivido, que passou há um minuto. A fotografia revela uma flor que ninguém viu e a generosidade do fotógrafo está exatamente em compartilhá-la e dizer a todos que ela existe. Portanto, se não quer ter sua imagem capturada, então não esteja onde não quer ser visto, pois com a fotografia jamais poderá dizer que aquele momento é uma inverdade, já que ela tem a missão de revelar sua alma. E revela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails