quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pollock, o Artista Cria sua Alma





Jackon Pollock é, para mim, um dos artistas mais instigantes do século passado. Amo seu trabalho por completo, inclusive sua primeira fase, antes de descobrir a técnica "dripping" (gotejamento). Nasceu em Cody, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, em 28 de janeiro de 1912. Foi um dos pintores mais importantes e uma referência no movimento Expressionismo Abstrato.

O "dripping" é uma técnica desenvolvida por Pollock, onde se pode ver o entrelaçamento das cores em finos fios, que passeiam por sobre o espaço em branco, através do movimento do artista, sem tocá-la. Com isso ele vai criando uma teia na superfície de suas enormes telas. Pollock colocava a tela no chão e isso o fazia sentir-se dentro do quadro. A partir disso, depois de um pingo que cai, ele dá início a uma obra de arte. Então, não usa mais pincéis, nem cavalete e sua pintura entra no auge da "pintura em ação" (painting action).

Tudo em sua obra é um prolongamento de seu interior, que floresce do inconsciente levando para a tela a beleza das cores e formas intocadas. Pollock tinha sérios problemas com o álcool e não teve muito sossêgo por conta disso. Conseguiu parar por apenas dois anos, mas o fim de seu casamento o levou ao vício de novo. Morreu num desastre de carro, em agosto de 1956.

Recomendo o filme "Pollock", um excelente documento sobre o artista, interpretado pelo excelente ator Ed Harris, que também é o produtor e o diretor.



Um comentário:

  1. Sô , eu vi o filme sobre a vida e adorei...mente complicada de um gênio....nada mais humano que isso.
    bjs

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails